7 Dicas saudáveis para a vida útil do seu SSD

O disco em estado sólido (SSD), é uma forma de aumentar o desempenho do seu computador. Mas requer alguns cuidados para você poder tirar o melhor proveito desta tecnologia.

Um SSD acelerar qualquer tarefa que exige acesso ao disco, desde a inicialização do sistema operacional ou ao tempo necessário para abrir aplicativos, até mesmo as telas de “loading” nos jogos e etc.

Mas os SSDs ainda não são o substituto perfeito para os HDs tradicionais, se você já adotou os SSDs ou pensa em fazer isso em breve saiba os cuidados que deverão ser tomados.

1° PASSO – Nunca desfragmente um SSD

Mover os arquivos para lá e para cá em um SSD não irá melhorar o desempenho como acontece com o HD tradicional, já que o tempo de acesso a um arquivo é constante em um SSD, não importa sua posição no disco. Desfragmentação irá gerar um grande número de operações de escrita desnecessárias, que irão reduzir a vida útil da unidade.

2° PASSO – cuidado ao apagar arquivos

A maioria dos SSDs suporta os sistemas operacionais com TRIM, que apaga permanentemente o arquivo quando ele é excluído pelo usuário, ao contrário de sistemas operacionais que não suportam, apagando provisoriamente o arquivo e deixando a possibilidade de recuperar no futuro. Por isso pense duas vezes antes de apagar um arquivo em um SSD.

Como verificar se o TRIM está ativo?

Seu computador pode não ter o trim ativado por padrão para verificar você pode usar o software como o TrimCheck ou então seguir alguns passos abaixo:

1 – Pressione as teclas Windows + R e digite na caixa de diálogo “cmb.exe”;
2 – Agora digite sem aspas: ” fsutil behaviorismo query DisableDeleteNotify”
3 – Se o sistema retornar o valor “0”, Então você está com TRIM ativado;
4 – Caso apareça o valor “1”, você deverá digitar o seguinte Comando sem aspas para habilitar o TRIM: ” fsutil behavior set disabledeletenotify 0″

3° PASSO – Não utilize Windows XP, vista ou Desative o TRIM

Discos SSD necessitam de sistemas operacionais modernos, por isso não utilize o edifício Vista neles ou desative o TRIM do Windows 7. Se ele estiver desativado, o SSD terá vários arquivos deletados pelo usuário que continuaram ocupando espaço na unidade e retardando a gravação de novos arquivos.

4° PASSO – Não utilize os 100% do armazenamento

Se o SSD estiver cheio a gravação de novos arquivos será lenta. Isso porque o SSD é dividido em blocos e caso ele esteja muito cheio, você terá vários blocos parcialmente usados. Quando um novo arquivo precisa ser gravado, o SSD terá que ler um bloco parcialmente cheio, modificado e só então gravá-lo novamente.

Recomendamos que você use no máximo 75% da capacidade total de seu SSD, o que fará com que ele mantenha um bom desempenho.

5° PASSO – Evite gravar arquivos constantemente

Quanto mais vezes arquivos forem gravados em uma unidade SSD, menor será seu tempo de vida. Tente minimizar ao máximo a quantidade de vezes que irá gravar arquivos nele.

6° PASSO – Evite guardar arquivos grandes ou pouco acessados

Um SSD é menor, mais caro, mais veloz que consome menos energia do que um HD convencional. Por esses motivos evite guardar nele arquivos grandes e pouco utilizados por exemplo filmes. Esse tipo de Drive é ideal para arquivos pequenos e muito utilizados, com programas, jogos leves e etc.

7° PASSO – Formatação completa

A formatação completa em um drive de estado sólido não é uma tarefa muito interessante, isso se aplica por várias razões:

1 – Apagar arquivos com o modo Trim faz com que eles sejam realmente excluídos definitivamente.

2 – A formatação completa não fará com que seu computador fique mais veloz, sem falar que a ação ainda joga fora alguns ciclos de escrita do dispositivo, ou explicando melhor “reduz sua vida útil”.

 

Viu algo errado ou quer dar alguma dica do assunto ou acrescentar na matéria? Envie-nos um e-mail para: vlogmeuos@gmail.com.

Fontes: baboo.com.br|tecmundo.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s