O que é um Malware?

A palavra MALWARE é um termo do inglês MALicius softWARE. É um software com a missão de infiltrar-se em um sistema de computador alheio ilegalmente, com a pretensão de danificar ou roubar informações sigilosas ou não do seu computador.

Todo software que se encaixa na descrição acima é considerado um MALWARE, seja intencionado ou não. Como por exemplo algum software criado, mas não deu certo alguma linha de código ou teve algum bug que por consequência tem as definições já descritas, que por sua vez acabou virando um Malware, é considerado um Malware.

Exemplo de Malware: vírus, Worms, Trojan Horses (Cavalo de Troia), Backdoor, Rootkit e Spyware.

Principais Tipos de Malware

VÍRUS

É um auto-replicante de si, que instala-se em varias partes do sistemas.

WORM

Pode ser considerado um sub-vírus, pois é capaz de se propagar automaticamente através da rede, enviando copias de si de um computador para outro.

TROJAN HORSES (CAVALO DE TROIA)

É um programa onde a funcionalidade dele, serve aparentemente  para o que foi criado, mas também executa funções maliciosas sem que o usuário saiba. Exemplo: Você baixa uma música contendo cavalo de troia em meio aos arquivos da música. Ao executar a música, ela irá reproduzir normalmente, mas também será lançado um arquivo invasor no seu sistema. Danificando software, arquivos e entre outras coisas.

BACKDOOR

Permite a um invasor retornar a um computador comprometido, através de falhas no sistema ou programas maliciosos. Como sempre é colocado de forma que o manipulador do computador não saiba.

ROOTKIT

É um conjunto de programas que tem como funcionalidade esconder e assegurar a presença de invasores em seu computador, permitindo que o programa seja controlado remotamente e dificultando a localização dos invasores.

SPYWARE

Monitora atividades de um sistema e envia informações para terceiros.

 

PREVENÇÃO

Conhecendo os Malware, os usuários podem detectar alguns possíveis problemas em seus computadores.

É lógico que a maioria dos Malware não conseguiremos descobrir, é por isso que devemos ter um firewall ativo e um antivírus atualizado.

Nesta hora você está se perguntando, preciso baixar um programa pois necessito-o, como faço para não infectar meu sistema?

1º Antes de tudo, verifique se possui um antivírus, se seu banco de dados está atualizado e ative o firewall.

2º Ao baixar seu arquivo, escanei-o antes de dar dois cliques e executar.

3º Feito isso, instale seu programa, mas com a antivírus ativo.

Até a próxima.

 

Fontes: oficinadanet.com.br/post/8550-malware-o-que-e-e-quais-os-tipos-existentes  –  cartilha.cert.br/malware/  –  techenet.com/2014/02/saiba-quais-sao-os-diferentes-tipos-de-malware-que-existem/

 

Viu algo errado ou quer dar alguma dica do assunto ou acrescentar na matéria? Envie-nos um e-mail para: vlogmeuos@gmail.com.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s