HD

 

Antes de irmos direto ao assunto do titulo, vamos conhecer o que é um HD e como funciona seus componentes.

hd_parceriatecno_com_br

O que é um HD?

Disco Rígido ou Disco Duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive). É a parte do computador onde são armazenados os dados, ou seja seus Arquivos e Sistema Operacional.

Como Funciona o HD por dentro?

Vamos ver como é um HD por dentro e seus componentes.

hd_por_dentro_baboo_com_br

Pratos e eixo:este é o componente que mais chama a atenção. Os pratos são os discos onde os dados são armazenados. Eles são feitos, geralmente, de alumínio (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magnético e por uma camada de material protetor. Quanto mais trabalhado for o material magnético (ou seja, quanto mais denso), maior é a capacidade de armazenamento do disco. Note que os HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro. Eles ficam posicionados sob um eixo responsável por fazê-los girar. Para o mercado de PCs, é comum encontrar HDs que giram a 7.200 RPM (rotações por minuto), mas também há modelos que alcançam a taxa de 10.000 rotações. Até pouco tempo atrás, o padrão do mercado era composto por discos rígidos com 5.400 PRM. Claro que, quanto mais rotações, melhor;

Cabeça e braço: os HDs contam com um dispositivo chamado cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação. Trata-se de um item de tamanho bastante reduzido que contém uma bobina que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculas da superfície do disco e assim gravar dados. Há uma cabeça para cada lado dos discos. Este item é localizado na ponta de um dispositivo denominado braço, que tem a função de posicionar os cabeçotes acima da superfície dos pratos.

Olhando por cima, tem-se a impressão de que a cabeça de leitura e gravação toca nos discos, mas isso não ocorre. Na verdade, a distância entre ambos é extremamente pequena. A “comunicação” ocorre pelos já citados impulsos magnéticos.

Nos HDs mais atuais, a cabeça de gravação conta com dois componentes, um responsável pela gravação e outro direcionado à leitura. Em dispositivos mais antigos, ambas as funções eram executadas por um único componente.

Atuador: também chamado de voice coil, o atuador é o responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação ocorra, o atuador contém em seu interior uma bobina que é “induzida” por ímãs.

Note que o trabalho entre esses componentes precisa ser bem feito. O simples fato de a cabeça de leitura e gravação encostar na superfície de um prato é suficiente para causar danos a ambos. Isso pode facilmente ocorrer em caso de quedas, por exemplo.

Alguns problemas de um HD

Existem vários problemas que danificam o HD, vou citar alguns dos problemas que podem ocorrer com seu HD, mas lembre-se você deve levar seus equipamentos para pessoas especializadas no assunto e que tenha equipamento adequado para manusear sem danificar. Essa matéria é feita para você entender o que esta acontecendo com seus equipamentos.

Alguns problemas pode ocorrer no seu HD como: arquivos não abrem, ficam corrompidos sem motivos, lentidão em processamento, com sons estranhos e entre outros fatores que possibilitam o Disco Rígido esta improprio para uso.

Obs.: Arquivos que não abrem ou corrompidos pode ter outros fatores causantes do problema. Como net caiu no meio do download do arquivo, ou o arquivo já poderia esta corrompido ou vírus existem “N” fatores. Por isso é sempre bom ter a opinião de um especialista.

O que fazer se meu HD apresentar algumas desses fatores?

Se seu Disco Rígido ainda está funcionando mais com lentidão ou com alguns arquivos corrompidos, é fazer o backup de seus arquivos para um HD que não esteja com nenhum setor defeituoso(você pode fazer o backup ou levar para um TI pois ele tem ferramentas necessárias e funcionais que pode fazer mais rápido e se possível sem perca de arquivos) e levar o Disco Rígido para um técnico de informática analisar e vê se pode recuperar o mesmo. Em caso de Quedas ou de não leitura do HD você pode levá-lo para um centro de recuperação de Arquivos, já vou logo avisando não é nada barato fazer isso, mas se seus Arquivos forem importantes vale muito apena recuperar.

Seu computador não toma banho, não pode apanhar por malcriação, não deixe ele cair ele é tão bonzinho. Tenham cuidado com sua ferramenta de trabalho, estudo ou diversão. Hds são sensíveis e fáceis de danificar, fica a dica.

Fontes: infowester.com – baboo.com.br – zoom.com.br – hardwarenapratica.com.br – lorextechnology.com – originalmais.com.br

Viu algo erro ou quer dar alguma dica do assunto ou acrescentar na matéria. Envie-nos um e-mail para: vlogmeuos@gmail.com.

Deixe um comentário